sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

- Força Total -

(antes de começar, vá logo lá embaixo e dê play no video e leia enquanto a música rola... já já você vai entender...)

Janeiro começou com muita coisa rolando, vários shows, muitas ideias, promessas, metas e sonhos, sempre eles. O que seria de nós sem a dádiva de poder sonhar?
Eu, particularmente, e já que a raça humana é sempre auto-referente, procuro sonhar o mais alto possível. Cabeça nas nuvens e pés no chão, claro. O detalhe dos pés no chão é importante, porque você precisa ser bem consciente do que precisa fazer para alcançar seus sonhos. Agora, a cabeça tem que ir lá pra cima sim. Quanto mais alto a gente sonha, mais a gente se empenha em fazer acontecer tais sonhos. E melhora como ser humano. Não preciso deixar claro de novo que sou a favor de fazer acontecer sempre sem passar por cima de ninguém. Aí não vale.
Enquanto escrevo esse post, vejo na TV o David Gilmour tocando "Comfortably Numb" pela milhonésima vez e me emociono pra cacete. Todas as vezes. Quantas noites antes de dormir coloquei esse som, de olhos fechados, sonhando mais alto ainda embalado pela trilha sonora. Queria um dia poder sentir uma pequena fração daquilo que ele deveria estar sentindo ao tocar aquela guitarra com tanto sentimento... ele nunca vai saber disso, mas sou eternamente grato a ele por embalar meus sonhos e me fazer acreditar (indiretamente que seja) que tudo é possível. Ele estava certo e eu idem em sonhar daquele jeito, naquelas alturas, durante tantas noites lá em Bonsucesso. Ainda sonho muito, mas já tenho uma noção do que ele sente ao tocar sua guitarra para multidões mundo afora.
Engraçado que o piano tenha sido meu primeiro instrumento e que meu flerte com a guitarra tenha sido tão forte que passou a ser meu instrumento principal desde que peguei numa. Sou sempre agradecido por ter começado no piano, talvez o instrumento mais lindo de todos, mas a guitarra para mim é mais forte, minha intimidade com ela é maior, toco mais naturalmente, me expresso melhor. Na real, analizando mais profundamente, a guitarra encurta o caminho entre minha alma e o universo. Profundo, não? Mas vocês vão entender. Naqueles momentos em que fecho os olhos inconscientemente às vezes me sinto distante de tudo, em um lugar pleno, cheio de luz, o espírito parece se elevar e me vejo noutra dimensão, noutro plano. Às vezes um copo de whiskey com gelo ajuda a aumentar essa sensação, mas não é essencial para ela acontecer. Acho que tudo isso traduz um pouco o poder da música em meu ser. E já disse que isso é viciante e é mesmo...

Com essa divagação faço uma ponte então com os shows de janeiro que já rolaram e me proporcionaram essa sensação algumas vezes. Não são todas, claro. Preciso estar com tudo alinhado para que aconteça e não sou eu quem vai conseguir exatamente explicar o que é preciso. É um estado de espírito. É preciso estar bem comigo mesmo, o som estar bom, tenho que estar concentrado, descansado, etc e tal...
Descobri recentemente que os exercícios que faço durante a semana, principalmente as andanças de bicicleta, ajudam muito nos finais de semana, creio que oxigenam mais meu cérebro e me relaxam bastante. Além de paz interior, além de muito amor e tudo o mais. Chego na hora do show pronto para voar alto.
E o pirmeiro vôo de 2010 se deu em São Francisco de Itabapoana/RJ, quase divisa com o Espírito Santo. Irônico, não? Nada a ver com religião, por favor. Isso é algo maior, universal.
O show foi demais, muita gente compareceu e aumentou a eletricidade do local, que também é combustível para esse vôo astral. (kct, tô parecendo a Baby do Brasil, antiga Baby Consuelo, falando...) Mas é verdade.
Antes do show ficamos num hotel fazenda, numa imensa planície verde, com bovinos pastando, uma piscininha e, infelizmente (para mim, claro) um bate-estaca chato pra cacete tocando no rádio...
Eu, Tchello e Kiko aproveitamos para fazer algumas filmagens para quem sabe um novo episódio do Moacir, com outro adversário de peso... vocês vão entender um dia... com a foto abaixo vocês já podem ter uma noção:

Eu avisei.

Voltando ao show, começamos o ano muito bem e separei algumas fotos para vocês:


- Muita gente reunida, astral lá em cima e obviamente, tudo perfeito para mais uma viagem musical.

A banda está tocando muito bem, com os anos vamos realmente pegando a manha de tocar juntos, todo mundo se ouvindo bem, respondendo ao outro, é muito gratificante perceber essa evolução musical. Por mais que muitas músicas já sejam tocadas há anos, sempre aprimoramos alguns detalhes, experimentamos coisas novas que passam a fazer parte do arranjo, etc... eu me permito sempre esse tipo de coisa, afinal, não sou um robô que só repete, também preciso criar coisas novas para me manter estimulado. Agora, tem outras partes que nunca vão mudar e faço questão disso...

De lá partimos de volta pra o Rio e tocamos novamente no lendário Circo Voador. A primeira vez que toquei lá foi quando eu tinha 15 anos, num festival de bandas, talvez umas 10,15 bandas e me lembro que ficamos em segundo lugar. Na época o teclado era meu instrumento e me lembro de criar ali no camarim uma introdução para a música que apresentaríamos e quando entramos no palco, me lembro de sentir aquela luz vindo por cima de mim, sozinho, na introdução. Aquela sensação permanece em mim até hoje.

Para esse show do Circo, no último dia 10, contamos com a presença de vários amigos. Finalmente o meu mestre Carlos Café nos deu a honra de tê-lo conosco em duas músicas : Metamorfose Ambulante e Roadhouse Blues. Dois clássicos. Ele injetou energia com sua guitarra e slide afiadíssimos. Há 5 anos que tenho tido aulas semanais com ele e hoje vejo que toda evolução real é lenta e obtida sempre com muita disciplina e dedicação. Totalmente o oposto dos valores de hoje, na nossa sociedade ávida por coisas novas a todo instante, sem sequer conseguir se aprofundar mais em questão alguma, apenas consumindo e partindo para outra... pensem nisso.

O maestro Villarim esteve conosco também nesses dois shows. O Circo pegou fogo e ficou na minha memória os sorrisos dos amigos presentes, os comentários de que a banda está com uma presença bacana, forte, soando pesada, mas melodiosa.
A galera do FC sempre presente também, mais que fãs, nossos amigos que nos entendem e nos aceitam como somos.

Algumas fotos de mais esse dia especial:

- DRC, com Villarim na ponta esquerda e Café na ponta direita!

- DRC no ataque! O Café está ali do meu lado, só esperando a hora de atacar também...

- Viva o Rock! Viva o Circo Voador!


Na semana seguinte partimos para Aracaju/SE, cidade ensolarada do nosso tão querido nordeste brasileiro. Na mesma época no ano anterior tocamos por lá e foi sensacional, uma grande festa na praia, com mais de 15 mil pessoas presentes, todo mundo cantando na paz, dançando e festejando, além da hospitalidade que só o nordeste brasileiro é capaz de nos dar. Somos recebidos muito bem em todos os lugares do Brasil, mas o nordeste tem uma maneira muito peculiar de receber "forasteiros". Conosco já começa na nossa chegada ao aeroporto. Muita gente nos esperando, muitos sorrisos, palavras de carinho, fotos, abraços...
Tudo o que descrevi sobre o show de 2009 aconteceu novamente nesse de 2010. 20 mil pessoas se entregaram ao espírito da música e fizeram mais uma linda festa conosco! Tomara que a gente volte em 2011, 2012,2013...
Fez um lindo dia novamente, com muito sol e calor e durante a passagem de som fizemos um flash ao vivo para o SE TV, da Rede Globo local.
Valeu, Aracaju! Vocês são sensacionais conosco!!! Até breve!!!
Para ninguém falar que estou mentindo...
Interessante nesse dia é que tivemos um telão que transmitia o show em tempo real, gerando altas imagens... saquem só:


- Maneiro, não?

- Nosso querido DJ e eu, durante a passagem de som. (Essa guitarra está cada dia mais linda e melhor... incrível!)


De Aracaju fizemos uma enorme peregrinação para nossa volta ao Planeta Atlântida em Floripa, num show que prometia ser no mínimo intenso, dada a nossa saudade do festival.
Pegamos um vôo de madrugada saindo de Aracaju, sem dormir, claro, e o pinga-pinga começou. Descemos em Brasília. De lá pegamos outro vôo que passaria ainda por Campinas, sem precisar trocar de aeronave, e finalmente descemos em Florianópolis, a belíssima cidade. Não me lembro de muita coisa nessa viagem, não me lembro de nenhum pouso ou decolagem, só lembro dos zumbis andando nos corredores do aeroporto de Brasília e a saída em Floripa. Não bebi uma água sequer, apenas apaguei...
Claro que o sono nas alturas não é o ideal, afinal, pra quem tem mais de 1,80m, como eu, as poltronas são injustas e desconfortáveis. Mas o sono ganhou e mesmo assim tive que chegar em Floripa e dormir mais um pouco no quarto.

Pela movimentação no hotel, percebi que várias outras bandas se instalaram por lá também. Tratei de rangar alguma coisa e apaguei até ser acordado pelo Daltinho, avisando que em uma hora partiríamos. Perfeito. Descansado e doido para tocar ali novamente.
Tocamos no palco alternativo e muita gente já estava por lá vendo as bandas tocando, etc. Quando fomos anunciado percebemos que muita gente começou a migrar do palco principal para onde estávamos e uma multidão se aglomerou, o que aumentou ainda mais o nosso gás. Entramos com tudo, o que interessa pra gente é tocar, estar de volta ao festival, reencontrar os amigos de Floripa e região e botar a galera pra ferver. E foi o que aconteceu, vejam só:


- Foi lindo!!

Obrigado a todos que participaram conosco desses dias especiais, pelos sorrisos, pela música, pelo amor, pela amizade, pela saúde... seguimos em frente!

No próximo capítulo vou mostrar a vocês também como foi nossa volta ao Festival de Verão de Salvador. Outra noite clássica pra gente!!!

Temos uma nova leitora desse nosso espaço. Nada mais, nada menos do que minha amada mãe! Aderindo à onda tecnologica, a pedido dos netos, que vivem conectados...

Mãe, te amo! Pai, te amo também! Tenho a sorte de ter sido gerado por vocês e ter recebido, aliás, receber, tanto amor de vocês...

Surpresa pra galera que sempre pede:


- Marina, meu anjo, meu amor!!!

Até breve, amigos!
Aproveitem a vida!!!!

Luz e amor a todos!!!

Abraços,

-R.R-


ps: Vejam o mestre tocando Comfortably Numb, do DVD "Remember That Night", de 2008...


18 Comentários:

Anonymous GiLi disse...

Ai, que post bonito! (Já tá repetitivo falar isso em todos os seus posts)
E a Marina? Tá uma princesaaaa! E com uma carinha de sapeca! Linda demais, parabéns!!

=o*

29 de janeiro de 2010 às 18:40  
Blogger Tati disse...

Renato,

De todos os seus posts, que, aliás, são sempre fantásticos, confesso que este foi simplesmente o mais FODA! Eu não apenas digo isso, como também sinto.

É realmente inspirador ler cada uma destas linhas, enxergar nessas fotos os frutos da luta e dedicação de todos vocês, que estão construindo a cada dia, uma história com bases pra lá de sólidas.

Vida longa aos sonhos, aos sonhadores e, principalmente, aos que fazem destes sonhos uma realidade para muitos! "Sonho que sonha só, é só um sonho que sonha só, mas sonho que sonha junto, é realidade", já dizia o poeta.

Eu já disse o quanto tenho orgulho de ser fã de vocês? Se não, digo agora. I heart you all! : )


Ps.1.: Caramba! Como crescem rápido as crianças.. A Marina tá uma bonequinha linda e enorme!

Ps.2 .: Seja bem-vinda a mamãe do nosso guitar hero. :)


Beijo grande,
Tati Afonso

29 de janeiro de 2010 às 19:51  
Anonymous Driii disse...

È Nato... a cada dia q passa vc consegue melhorar mais seus posts, sensacionaaaal!!

O fundo musical deu certinho. Eu conheço essa música já tem bastante tempo por influência da minha mãe e tbm acho ela maravilhosa, é de arrepiar!

Qnts aos shows só pelas fotos dá pra sentir a energia contagiante q rola ali do palco ô saudade viu...

Ah e adoro qnd vc coloca foto da Marina rs a princesinha tá ficando cada dia mais linda e grandona, parabéns pela filhota =)

Um beijo ;)

29 de janeiro de 2010 às 20:16  
Anonymous Mari - Bsb disse...

Fiz de acordo com o manual. Ouvindo a canção e lendo... SENSAÇÃO.
Play again para comentar.
Sonhar é louco, mistura com essa coisa de querer muito!
Eu larguei um sonho, eu deixei a Psicologia do Esporte... talvez eu migre, talvez eu me arrependa,... talvez eu ainda chore muito e depois ria disso tudo.
Só sei que se eu pudesse, passava uma borracha e apagava 2009.

Esse ano abalou minha fé...
Mas... acabou né? Bola pra frente (odiando isso atualmente, mas sensata por saber que não há outra coisa para ser feita. É chato viver superando coisas, quando a gente só quer VIVER...)

Que bom que 2010 dá grandes sinais de um bom ano DRC.
Beijo pra sua mãe que vai ler mais obre suas peripércias.

Marina Linda já é clichê, super do bem essa menina.

Beijooo enorme!
P.S = os corredores do aeroporto de Brasília dão sono mesmo...rs

29 de janeiro de 2010 às 21:00  
Anonymous Inamara Gradilone disse...

Eu nem li o post...já fui direto no video...e meu...o que é isso?? O Floyd é minha banda predileta. Eu tenho o CD Wish You Were Here, mas eu tinha o vinil do Animals e do The Dark Side of the Moon (que a gente chamava de "Prisma") e que tem a música que eu mais amo deles Us and Them. Queria muito ver DRC fazendo cover de Floyd e de preferência de Us and Them. Ver o Gilmour tão "velhinho" e ainda tão competente é DEMAIS. As bandas de rock progressivo sempre fizeram minha cabeça. Tenho CDs além de Floyd, do Yes, do Genesis e queria ter Emerson, Lake & Palmer...mas não se acha...tenho tb que considerar o The Who e o Zeppelin desse mesmo naipe apesar de muitos não os considerarem progressivos, mas eles tem uma linha sim desse som viajante, psicodélico (rs)...e eu AMO!! Sou do tempo em que a banda O Terço tocava no clube Juventus que eu frequentava e eram os brazucas progressivos, bem como os Mutantes (esses nunca vi pessoalmente...só videos) que foram abandonados pela Rita Lee porque se cansou desse som cabeça e queria fazer algo mais comercial...e fez...e bem tb!! Bem...acho que vc pode infinitamente com qualidade tocar isso, não é a genialidade nos e dos dedos...é a composição de quem combinou estas notas e esses acordes que resultou nessa música impecável...e adoraria ver vc com seu virtuosismo, tocar Floyd...um dia verei!! (Ah que luz linda desse show tb...impecável tudo! O Bowie eu tinha um poster dele no meu quarto ha mais de 35 anos atrás...com uma roupa e botas longas tudo vermelho, muito andrógino...e que fazia quase infartar minhas avós e minhas tias quando viam aquilo!! rsrs...gosto muito tb!!) Agora vou ler o post e comento depois!! rs Beeeiiijooosss

29 de janeiro de 2010 às 23:41  
Blogger Eliane R. disse...

Engraçado como a música é a arte que melhor descreve os sentimentos... é a que fica gravada mais vivamente na memória. Quem não possui uma melodia preferida que embala nossos mais íntimos pensamentos, desejos e sonhos? A trilha sonora está, realmente, perfeita. Vale o replay para escrever o comentário! =)

Sempre que leio seus post penso "esse é o melhor", mas cheguei a conclusão que cada um é único. Mesmo que você passe 300 vezes no mesmo local, cada descrição conterá uma emoção diferente e que você tão bem nos transmite com sua escrita. Posso não comentar todas as vezes mas a presença é garantida, sempre!

Espero que tenha vídeo do Café tocando com vocês no Circo. Acho que é um dos momentos que somente a galera do Rio terá o privilégio de ver ao vivo. Mas quem sabe uma palhinha por SP não aconteça? (o post é sobre sonhos, né? rs).

O DJ tá lindão na foto. Ainda pergunto para ele prá que serve todos aqueles botões!!! =S

O show de Aracajú foi ótimo. Assisti pelo exclusivo, foi o primeiro e valeu a pena ver até o fim.

E sua Princesa "que veio do mar" é linda!
Tá grandona! Ainda imaginava uma nenê de colo.
Eu não ia comentar isso para não encher a sua bola, mas não tem como: ela é a sua cara. rsrs

Boas vindas à sua mãe.
Logo, logo ela estará dominando tudo sobre a net.

;O)

30 de janeiro de 2010 às 00:56  
Blogger Bradzinha disse...

muito bom sempre ler tudo q vc escrever, t adooorrooo e o DRC, nem precisar falr. Espero ansiosa o que vai falr sobre o show em Salvador... Tava lá é foi maravilhoso... N sei s vc lmebrar, mais axo q não.. Mais foi eu q entrei no camarim d vcs com uma bandeira de Permanbuco... haha dificil em... Mais t adorro msm assim.... Bjao

1 de fevereiro de 2010 às 01:02  
Anonymous júlio baros disse...

"O POST" Renatooo muito bacana c dar toda essa volta comentando sua passagem pelo teclado até chegar na guitarra, discriminar todo seu envolvimento com o intrumento do coração, muito legal...não só essa parte mas todo o post com um feeling q só vc MESTRE Renato rs consegue impor, tanto ao tocar guitarra quanto ao escrever,n sei mais nem o q dizer rs! PARABÉNS por todos estes feitos!
abç

1 de fevereiro de 2010 às 11:09  
Anonymous Dhiuli disse...

Essa música é sensacional! É muito louco tentar descrever o que se sente ao ouví-la, mas você fez isso. Lindo! É engraçado ler tudo isso que você escreveu sobre sua relação com a guitarra, sobre suas sensações ao tocar, sobre sua entrega... porque, na maioria dos shows que fui, sempre comentava com as meninas que, naquele momento viajadão, você parecia sair do seu corpo... não era simplesmente fechar os olhos, parecia, de fato, que você não estava ali... que você tinha ido pra outro plano... e, agora, lendo tudo isso, percebi que minhas impressões não estavam tão distantes da sua realidade... deve ser uma experiência única e maravilhosa se sentir dessa maneira. Apesar de não ter intimidade alguma com qualquer instrumento musical, meus ouvidos são muito sensíveis à música. Já perdi a conta de quantas vezes coloquei essa mesma música (Comfortably Numb), e muitas outras, pra tocar aqui em casa e a sensação é indescritível. Claro que não se compara à sua... a sua é bem mais intensa... não chego a estar em outro plano nem nada disso, mas, mesmo assim, acho uma das melhores sensações do mundo. Gostaria, as vezes, de ter dom para algum instrumento musical só pra poder sentir, por alguns minutinhos, o que vocês sentem. Claro que não são todos que se sentem assim... tem que haver muita entrega e, sobretudo, muito amor àquilo que se está fazendo... mas enfim... a idéia é essa.

Voltando ao restante do post... rs
Fico feliz que vocês tenham começado o ano com o pé direito... que seja assim sempre! =)

O povo do Nordeste é, realmente, muito acolhedor. Morro de vontade de voltar lá... no próximo verão, quem sabe... :)

Tenho certeza que seus pais tem um orgulho sem tamanho de você. E aposto que eles se sentem igualmente sortudos por terem gerado esse rapaz que sabe sonhar, mas, melhor ainda, que faz acontecer!

A Marininha está enorme! E cada dia mais linda! Tenho que admitir... ela é a sua cara! rs
Família linda!

Seguimos juntos... =)
Um beijão!

1 de fevereiro de 2010 às 12:18  
Anonymous Anônimo disse...

Renatinho,adorei ler o que você escreveu,como sempre muito bem.Obrigada pelo carinho. Nós amamos vocês.Marininha está linda.Beijos. Mamãe e papai.

2 de fevereiro de 2010 às 17:22  
Blogger Unknown disse...

Natooo amei o post, a músiica muito legal, particularmente não conhecia mas adorei....as fotos tão show, muito boas, consegui me encontrar ali nas fotos do planeta....show muito bommm, sinceramente, foi o melhor show que teve nos dois dias, os outros shows estavam bons também, mas o de vocês realmente foi especial....espero revelos em breve...A Marina tá linda...bons shows ...beijo

2 de fevereiro de 2010 às 21:34  
Blogger Adryano disse...

Já era teu fã, agora vendo o mestre dos mestres no seu blog, fiquei mais fã ainda!! olá Renato td bem?? como ja postei pro tico, na verdade eu desde que nasci tento um contato com vc mas isso tem sido árduo e quase impossivel.. nao estou aqui para comentar seu post hj mas quero q preste muita atenção no que vou te falar agora!! leia um pouco disso aqui por favor! passo a vida tentando encontrar vcs, ja viajei a varios estados pra tentar uma só palavra mas nunca consigo! trata-se de um guitarrista que respira detonautas, e vive detonautas, todas as noites tenho inspirações na mafrugada, de musicas e arranjos, nao falo isso a toa, sou musico ha mais de 17 anos, guitarrista solo ja passei por mais de 15 bandas, sendo a maior uma banda cover od pink floyd, onde adquiri pedais lindos como big muff, RAT, ernie ball, wah vox, giga delay boss, cs-3, ce-2, entre outros brinquedinhos usados por gilmour ao longo de sua jornada.. mas meu som se identifica muito com o de vcs, e queria estar na estrada, nem que for apenas para pregar a ordem e a indignação contra a injustiça e a violencia deste pais.. quem vos fala é alguem que ja perdeu um irmão por assassinato , na verdade 2 irmãos!! mas minha vida para prosseguir com algum sentido, com algum objetivo, é do lado de vcs!! qm sab minha stratocaster black americana 1983 volte a solar amor e esperança!! por favor responda ao menos pedindo pra eu desistir!!! abraço e letz rock facebook e orkut adryanojoseph@gmail.com (ah uma vez viajei até boa vista pra assisti vcs e cheguei até a subir ao palco, e vi vc tocando ao lado do nosso querido rodrigo, vc usava um incenso encima da sua marshall qd solava sua fender com o som super brilhante e lindo!!!)

3 de fevereiro de 2010 às 05:10  
Blogger Adryano disse...

ah eu tenho , alem de todos os dvds, e cds, a coleção completa intacta em VINIL do pink floyd!! espero ouvir com vc algum dia em algum planeta qualquer!!!

vida longa a David Gilmour

3 de fevereiro de 2010 às 05:28  
Blogger Helga. disse...

Natoo!!!

Só tenho uma coisa pra falar: AMO! AMO DEMAIS!

E Marininha? Aaaah, tá muito fofaaaaaaa!

Saudades, beijobeijo =)

3 de fevereiro de 2010 às 10:15  
Blogger Anderson Gonzaga de Souza disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

10 de fevereiro de 2010 às 11:10  
Blogger Anderson Gonzaga de Souza disse...

Maneito o POST.

O show no circo voador foi memorável!
Achei muito foda!

O entrosamento da banda esta muito legal.

Abração!
Gonzaga

10 de fevereiro de 2010 às 11:12  
Anonymous Anônimo disse...

Nato!
Lindo o post...
Sem palavras.

E a Marininha,que coisinha mais fofaa,amei conhece-lá,pena é q ela não vai se lembrar de mim, HAHAHAHAHAHA.

Saudade disso tudo.
Amo vc!
Bjão pra marininha.
Seguimos juntos.

12 de fevereiro de 2010 às 10:56  
Anonymous Anônimo disse...

renato eu so paulo, o qui eu queo sabe é com a ida do Tico Santa cruz pra fazenda o detonautas roque clube en quaanto ele fica confinadao la, as apresentações ja earam? Ou a banda ja era?

1 de outubro de 2010 às 12:20  

Postar um comentário

Rock and roll!!!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial