sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

- Força Total -

(antes de começar, vá logo lá embaixo e dê play no video e leia enquanto a música rola... já já você vai entender...)

Janeiro começou com muita coisa rolando, vários shows, muitas ideias, promessas, metas e sonhos, sempre eles. O que seria de nós sem a dádiva de poder sonhar?
Eu, particularmente, e já que a raça humana é sempre auto-referente, procuro sonhar o mais alto possível. Cabeça nas nuvens e pés no chão, claro. O detalhe dos pés no chão é importante, porque você precisa ser bem consciente do que precisa fazer para alcançar seus sonhos. Agora, a cabeça tem que ir lá pra cima sim. Quanto mais alto a gente sonha, mais a gente se empenha em fazer acontecer tais sonhos. E melhora como ser humano. Não preciso deixar claro de novo que sou a favor de fazer acontecer sempre sem passar por cima de ninguém. Aí não vale.
Enquanto escrevo esse post, vejo na TV o David Gilmour tocando "Comfortably Numb" pela milhonésima vez e me emociono pra cacete. Todas as vezes. Quantas noites antes de dormir coloquei esse som, de olhos fechados, sonhando mais alto ainda embalado pela trilha sonora. Queria um dia poder sentir uma pequena fração daquilo que ele deveria estar sentindo ao tocar aquela guitarra com tanto sentimento... ele nunca vai saber disso, mas sou eternamente grato a ele por embalar meus sonhos e me fazer acreditar (indiretamente que seja) que tudo é possível. Ele estava certo e eu idem em sonhar daquele jeito, naquelas alturas, durante tantas noites lá em Bonsucesso. Ainda sonho muito, mas já tenho uma noção do que ele sente ao tocar sua guitarra para multidões mundo afora.
Engraçado que o piano tenha sido meu primeiro instrumento e que meu flerte com a guitarra tenha sido tão forte que passou a ser meu instrumento principal desde que peguei numa. Sou sempre agradecido por ter começado no piano, talvez o instrumento mais lindo de todos, mas a guitarra para mim é mais forte, minha intimidade com ela é maior, toco mais naturalmente, me expresso melhor. Na real, analizando mais profundamente, a guitarra encurta o caminho entre minha alma e o universo. Profundo, não? Mas vocês vão entender. Naqueles momentos em que fecho os olhos inconscientemente às vezes me sinto distante de tudo, em um lugar pleno, cheio de luz, o espírito parece se elevar e me vejo noutra dimensão, noutro plano. Às vezes um copo de whiskey com gelo ajuda a aumentar essa sensação, mas não é essencial para ela acontecer. Acho que tudo isso traduz um pouco o poder da música em meu ser. E já disse que isso é viciante e é mesmo...

Com essa divagação faço uma ponte então com os shows de janeiro que já rolaram e me proporcionaram essa sensação algumas vezes. Não são todas, claro. Preciso estar com tudo alinhado para que aconteça e não sou eu quem vai conseguir exatamente explicar o que é preciso. É um estado de espírito. É preciso estar bem comigo mesmo, o som estar bom, tenho que estar concentrado, descansado, etc e tal...
Descobri recentemente que os exercícios que faço durante a semana, principalmente as andanças de bicicleta, ajudam muito nos finais de semana, creio que oxigenam mais meu cérebro e me relaxam bastante. Além de paz interior, além de muito amor e tudo o mais. Chego na hora do show pronto para voar alto.
E o pirmeiro vôo de 2010 se deu em São Francisco de Itabapoana/RJ, quase divisa com o Espírito Santo. Irônico, não? Nada a ver com religião, por favor. Isso é algo maior, universal.
O show foi demais, muita gente compareceu e aumentou a eletricidade do local, que também é combustível para esse vôo astral. (kct, tô parecendo a Baby do Brasil, antiga Baby Consuelo, falando...) Mas é verdade.
Antes do show ficamos num hotel fazenda, numa imensa planície verde, com bovinos pastando, uma piscininha e, infelizmente (para mim, claro) um bate-estaca chato pra cacete tocando no rádio...
Eu, Tchello e Kiko aproveitamos para fazer algumas filmagens para quem sabe um novo episódio do Moacir, com outro adversário de peso... vocês vão entender um dia... com a foto abaixo vocês já podem ter uma noção:

Eu avisei.

Voltando ao show, começamos o ano muito bem e separei algumas fotos para vocês:


- Muita gente reunida, astral lá em cima e obviamente, tudo perfeito para mais uma viagem musical.

A banda está tocando muito bem, com os anos vamos realmente pegando a manha de tocar juntos, todo mundo se ouvindo bem, respondendo ao outro, é muito gratificante perceber essa evolução musical. Por mais que muitas músicas já sejam tocadas há anos, sempre aprimoramos alguns detalhes, experimentamos coisas novas que passam a fazer parte do arranjo, etc... eu me permito sempre esse tipo de coisa, afinal, não sou um robô que só repete, também preciso criar coisas novas para me manter estimulado. Agora, tem outras partes que nunca vão mudar e faço questão disso...

De lá partimos de volta pra o Rio e tocamos novamente no lendário Circo Voador. A primeira vez que toquei lá foi quando eu tinha 15 anos, num festival de bandas, talvez umas 10,15 bandas e me lembro que ficamos em segundo lugar. Na época o teclado era meu instrumento e me lembro de criar ali no camarim uma introdução para a música que apresentaríamos e quando entramos no palco, me lembro de sentir aquela luz vindo por cima de mim, sozinho, na introdução. Aquela sensação permanece em mim até hoje.

Para esse show do Circo, no último dia 10, contamos com a presença de vários amigos. Finalmente o meu mestre Carlos Café nos deu a honra de tê-lo conosco em duas músicas : Metamorfose Ambulante e Roadhouse Blues. Dois clássicos. Ele injetou energia com sua guitarra e slide afiadíssimos. Há 5 anos que tenho tido aulas semanais com ele e hoje vejo que toda evolução real é lenta e obtida sempre com muita disciplina e dedicação. Totalmente o oposto dos valores de hoje, na nossa sociedade ávida por coisas novas a todo instante, sem sequer conseguir se aprofundar mais em questão alguma, apenas consumindo e partindo para outra... pensem nisso.

O maestro Villarim esteve conosco também nesses dois shows. O Circo pegou fogo e ficou na minha memória os sorrisos dos amigos presentes, os comentários de que a banda está com uma presença bacana, forte, soando pesada, mas melodiosa.
A galera do FC sempre presente também, mais que fãs, nossos amigos que nos entendem e nos aceitam como somos.

Algumas fotos de mais esse dia especial:

- DRC, com Villarim na ponta esquerda e Café na ponta direita!

- DRC no ataque! O Café está ali do meu lado, só esperando a hora de atacar também...

- Viva o Rock! Viva o Circo Voador!


Na semana seguinte partimos para Aracaju/SE, cidade ensolarada do nosso tão querido nordeste brasileiro. Na mesma época no ano anterior tocamos por lá e foi sensacional, uma grande festa na praia, com mais de 15 mil pessoas presentes, todo mundo cantando na paz, dançando e festejando, além da hospitalidade que só o nordeste brasileiro é capaz de nos dar. Somos recebidos muito bem em todos os lugares do Brasil, mas o nordeste tem uma maneira muito peculiar de receber "forasteiros". Conosco já começa na nossa chegada ao aeroporto. Muita gente nos esperando, muitos sorrisos, palavras de carinho, fotos, abraços...
Tudo o que descrevi sobre o show de 2009 aconteceu novamente nesse de 2010. 20 mil pessoas se entregaram ao espírito da música e fizeram mais uma linda festa conosco! Tomara que a gente volte em 2011, 2012,2013...
Fez um lindo dia novamente, com muito sol e calor e durante a passagem de som fizemos um flash ao vivo para o SE TV, da Rede Globo local.
Valeu, Aracaju! Vocês são sensacionais conosco!!! Até breve!!!
Para ninguém falar que estou mentindo...
Interessante nesse dia é que tivemos um telão que transmitia o show em tempo real, gerando altas imagens... saquem só:


- Maneiro, não?

- Nosso querido DJ e eu, durante a passagem de som. (Essa guitarra está cada dia mais linda e melhor... incrível!)


De Aracaju fizemos uma enorme peregrinação para nossa volta ao Planeta Atlântida em Floripa, num show que prometia ser no mínimo intenso, dada a nossa saudade do festival.
Pegamos um vôo de madrugada saindo de Aracaju, sem dormir, claro, e o pinga-pinga começou. Descemos em Brasília. De lá pegamos outro vôo que passaria ainda por Campinas, sem precisar trocar de aeronave, e finalmente descemos em Florianópolis, a belíssima cidade. Não me lembro de muita coisa nessa viagem, não me lembro de nenhum pouso ou decolagem, só lembro dos zumbis andando nos corredores do aeroporto de Brasília e a saída em Floripa. Não bebi uma água sequer, apenas apaguei...
Claro que o sono nas alturas não é o ideal, afinal, pra quem tem mais de 1,80m, como eu, as poltronas são injustas e desconfortáveis. Mas o sono ganhou e mesmo assim tive que chegar em Floripa e dormir mais um pouco no quarto.

Pela movimentação no hotel, percebi que várias outras bandas se instalaram por lá também. Tratei de rangar alguma coisa e apaguei até ser acordado pelo Daltinho, avisando que em uma hora partiríamos. Perfeito. Descansado e doido para tocar ali novamente.
Tocamos no palco alternativo e muita gente já estava por lá vendo as bandas tocando, etc. Quando fomos anunciado percebemos que muita gente começou a migrar do palco principal para onde estávamos e uma multidão se aglomerou, o que aumentou ainda mais o nosso gás. Entramos com tudo, o que interessa pra gente é tocar, estar de volta ao festival, reencontrar os amigos de Floripa e região e botar a galera pra ferver. E foi o que aconteceu, vejam só:


- Foi lindo!!

Obrigado a todos que participaram conosco desses dias especiais, pelos sorrisos, pela música, pelo amor, pela amizade, pela saúde... seguimos em frente!

No próximo capítulo vou mostrar a vocês também como foi nossa volta ao Festival de Verão de Salvador. Outra noite clássica pra gente!!!

Temos uma nova leitora desse nosso espaço. Nada mais, nada menos do que minha amada mãe! Aderindo à onda tecnologica, a pedido dos netos, que vivem conectados...

Mãe, te amo! Pai, te amo também! Tenho a sorte de ter sido gerado por vocês e ter recebido, aliás, receber, tanto amor de vocês...

Surpresa pra galera que sempre pede:


- Marina, meu anjo, meu amor!!!

Até breve, amigos!
Aproveitem a vida!!!!

Luz e amor a todos!!!

Abraços,

-R.R-


ps: Vejam o mestre tocando Comfortably Numb, do DVD "Remember That Night", de 2008...


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

- Arrumando a Casa -

Já estamos em 2010 e enquanto os EUA continuam sua política preconceituosa, (agora não é mais o BUSH! Quem diria, OBAMA?!) agora instituindo uma revista mais minuciosa ainda em TODOS os cidadãos de 14 países, supostamente por colaborarem com o terrorismo, (dentre eles CUBA. Os caras já não saem do país praticamente com todo o embargo, se saírem, vão levar um pente fino bizarro...), a natureza continua se mostrando onipotente e cobrando o preço pela desordem humana, não só no Brasil, mas na Austrália e em diversos cantos do globo, soube também que o brasileiro vai pagar 11% a mais de impostos nesse ano, que o número de acidentes nas estradas entre o Natal e o Ano Novo aumentou, com quase 500 mortes, dentre outras notícias repetidas, começamos mais um ciclo de 12 meses com muito a ser feito, acreditando na força do trabalho honesto, em equipe, traçando metas e fazendo o que a gente gosta. Há alguns anos que essas datas já não me tocam mais como quando era mais novo, prefiro fazer cada dia valer a pena, até porque realmente não sabemos se amanhã estaremos por aqui mesmo e por que esperar um dia definido para me entregar à felicidade, ao amor, à esperança, etc? E em alguns momentos não conseguimos controlar nossos sentimentos mesmo e se calhar de num dia tão festivo desses a gente acordar com um humor não tão favorável à festa? Ficar frustrado não é para mim, prefiro ficar na minha e esperar a rebordosa passar e seguir em frente. Passei a virada do ano com minha família, tranquilo, sem badalação e convicto das minhas escolhas. Se pudesse juntar todos meus amigos num local só até seria ótimo, mas é impossível, afinal, todos têm seus vínculos familiares e maneiras de passar essa data, além do que teria que arrumar um lugar muito grande para tal, daí a impossibilidade da minha ideia. Meu pensamento apenas deu uma leve voada mas já retorna ao prumo.
No dia primeiro fui à Ponta Negra, aí sim para encontrar grandes amigos, além de meu irmão, que também é amigo, claro, e passei 3 dias lá com eles, curtindo uma praia, altos papos durante a madrugada e uma lua cheia que me encheu de força e vontade de fazer tudo acontecer. Deitado na varando da casa contemplando as estrelas e ouvindo o Clube da Esquina ainda vislumbrei uma estrela cadente, cientificamente descrita como um meteorito adentrando a atmosfera terrestre e sendo incinerada por tal atitude, e imediatamente, apesar de não acreditar em nada dessas superstições que existem, fiz um pedido em silêncio. Eu passo embaixo de escada, abro a porta para sair em outras casas e volto mesmo assim, pego o saleiro direto da mão dos outros e o dinheiro não fugiu, afinal o ganho com muito esforço e trabalho honestamente, adoro gatos negros, não como uvas, a não ser que queira, não pulo no mar, etc e tal. Confronto propositalmente essas crendices populares justamente para não ficar preso a nada disso, justamente em prol da minha saúde mental e para não perder tempo com rituais inócuos. Ainda continuo adepto ao pensamento positivo, nisso acredito, afinal, somos todos eletricidade e se sintonizarmos uma frequência X, vamos atrair e nos relacionar com elementos, pessoas e coisas nessa frequência. Se sintonizarmos outra frequência Y, vamos fazer o mesmo com tudo que também está sintonizado a essa frequência Y. Então pensar positivo atrai sim coisas, pessoas, momentos, ações e elementos positivos. Claro que não basta pensar, mas toda atitude começa num pensamento em nossa mente. Se pensarmos positivo, vamos agir em prol disso. Tem sido assim desde que me identifiquei com essa ideia, há muitos anos. Claro que nada vem fácil, rapidamente e sem dedicação, como o mundo moderno parece querer. Tudo leva tempo, muita ralação e entrega. Mas tenha fé (nada a ver com religião) e trabalhe, estude e tenha perseverança que as coisas acontecerão no tempo certo. Invista em você que o retorno é garantido.

O propósito desse post na verdade é outro, é fechar os acontecimentos do ano passado, ademais, esse espaço é praticamente uma espécie de relatório com a minha visão do que acontece conosco por onde passamos.

Se não me falha a memória, terminei o post anterior relatando nossas andanças por Minas, numa das nossas etapas de divulgação. Dali participamos da gravação do Altas Horas, do querido Serginho Groisman, que vai ao ar no dia 16/01, participamos do programa Show da Gente, do Netinho, que foi ao ar próximo ao Natal, e que nos recebeu com muita simpatia, fizemos outra aparição na TV Gazeta que também já foi ao ar no Natal, gravamos uma apresentação num reality show do Multishow que creio que vá ao ar também em janeiro, participamos do Show da Virada, que foi ao ar no dia 31/12, na Globo, fizemos outra etapa de divulgação na Região dos Lagos, desde Macaé até Saquarema e entre todos esses compromissos, fizemos shows, vários shows.











Araras/SP, Belo Oriente/MG, São Sebastião do Paraíso/MG, RJ (num evento fechado), Três Lagoas/MS, Novo Horizonte/SP, Tupã/SP e Tambaú/SP assistiram ao Detonautas em shows muito maneiros e cheios de energia.
Araras já é antiga conhecida nossa e até ficamos no mesmo hotel de sempre, em frente a um lindo lago. Tocamos com várias bandas e encerramos esse festival com um público muito bacana, reencontramos amigos, conhecemos pessoas e até incluímos algumas músicas que andavam fora do set list.
Em Belo Oriente encontramos um público ávido por música e uma estrutura ótima! Tocamos o show com momentos elétricos e a parte acústica, muito bem recebida pela galera. De lá partimos para São Sebastião do Paraíso e pegamos mais um galerão na nossa frente, disposta a se entregar às energias do rock e esbanjando vitalidade durante todo o show.









No dia 22 tocamos no Lajedo, um espaço para eventos em Vargem Grande com 5 unidades diferentes, para 5 eventos simultâneos, caso necessário. Muito verde, piscina, campos de futebol, ar puro e etc e fomos chamados para fazer o som da festa de fim de ano de uma grande corretora de imóveis. Levamos o show acústico para eles e o palco era bem na frente da piscina. A proposta era outra, obviamente, mas todos se juntaram a nós e cantaram conosco. Não sei quantas pessoas estavam lá, mas todos se conheciam, praticamente. Festa total para eles e pra gente. Esse show foi na parte da tarde, com um lindo dia de sol brindando a todos nós. No final, durante "Você Me Faz Tão Bem" o Tico chamou a todos para uma grande roda em torno da piscina e nem todos cederam ao chamado dele e a roda ficaria incompleta se não fosse o apelo mais incisivo do nosso querido vocalista. O apelo soou como uma mandinga e todo mundo correu para atender. O que ele disse? "Vamos lá, galera! Eu quero ver essa roda em torno da piscina agora, senão ninguém vai vender um apartamento sequer em 2010!!!!". Por via das dúvidas, ninguém pagou para ver e a roda fechou lindamente, com todo mundo comemorando e levando na esportiva a provocação, em tom de brincadeira, obviamente, do Tico. O clima era bem descontraído mesmo.

Depois desse show partimos para a sequência de 4 shows no Natal mais rock and roll da história do DRC. Nossa ceia foi numa varando do hotel com algumas pizzas que pedimos em cima da hora, já que não tinha um restaurante aberto, e levamos os whiskeys do camarim para lá. Nessa hora o Tico ligou a Twittcam e confraternizamos ao vivo com mais de 100 malucos online naquele momento. Viva la tecnologia!
Tocamos primeiro em Três Lagoas e foi numa casa maneira, menorzinha, mas muito legal. Umas 1000 pessoas se aglomeraram lá e suaram conosco durante todo o show. Era o prenúncio de uma série de shows bem quentes, ganhamos 4 saunas gratuitas nesses 4 shows. Tudo certo, foi bom para perder alguns quilinhos, já devidamente recuperados com a comilança de fim de ano.
Depois fomos direto para Novo Horizonte e tocamos num bar clássico de lá, onde já passaram, além de grandes artistas nacionais, bandas gringas, tanto que vi um cartaz do Joe Lynn Turner, que já tocou com o Deep Purple e Yngwie Malmsteen, dentre outros. O palco é irado, chão tipo piso de ônibus, um fundo com leds azuis e um calorão danado. Como havíamos feito no dia anterior, incluimos alguns lados B da banda, voltamos com Mercador e Send U Back e as mantivemos até o fim dos 4 shows. No Escuro o Sangue Escorre também apareceu no terceiro show e no quarto, para delírio de alguns que acompanharam a banda nesse Natal do Rock. Revimos muitos amigos de SP por esses dias e o terceiro show foi em Tupã, numa casa lotada, onde o camarim ficava distante do palco, tivemos que passar no meio da galera e nos sentimos muito bem com a recepção deles, que cantaram do início ao fim do show. Essa sauna especificamente estava mais quente que as demais e achei que fosse ser a mais quente de todas, mas no dia seguinte, já em Tambaú, tocamos num local maior, mas muuuuuuuuito abafado. Nem por isso aliviamos a pegada e partimos com tudo para fechar com chave de ouro o já clássico Natal do Rock.
Demos altas risadas por esses dias, tocamos muito, meus calos ficaram acesos e latejando (até curto essa sensação depois do dever cumprido), as calças ficaram um pouco frouxas e tivemos que beber litros e mais litros de água. Nessa turnê tivemos o reforço do maestro Villarim nos teclados, de repente num próximo disco ele poderá vir a integrar o time nas gravações, mas cada coisa a seu tempo, certo? Ainda temos muita estrada para percorrer antes de pensar em disco novo!

Para esse ano vamos fazer justamente isso, continuar com o bloco na rua, percorrendo lugares, reencontrando amigos e conhecendo gente nova, fazendo nosso som, aprendendo cada vez mais e evoluindo sempre. Em janeiro a agenda já mostra vários shows maneiros, estaremos de volta ao Planeta Atlântida, tocaremos no Circo Voador, iremos ao nordeste para tocar em Aracaju e também no Festival de verão de Salvador, tocaremos no litoral paulista, etc... o ano promete!

Em fevereiro teremos shows nos dias 5 e 6 e entre os dias 7 e 23 tiraremos umas breves férias, afinal, aproveitamos o Carnaval para recarregar nossas baterias para o ano, que para nós, realmente começa em março. Devo fazer uma viagem com minha família, meu irmão e meus pais, num roteiro pensando na criançada. Agora é a vez deles.

Como sempre, desejo a todos que aproveitem a vida, independente de datas e tudo o mais. Que sejam felizes, que tenham saúde, que façam o que acreditam e que trilhem o caminho do BEM! FELIZ SEMPRE!!! Naturalmente para identificarmos a felicidade, precisamos passar por alguns momentos tristes. A luz não existe sem as trevas. Mas que sejam poucos esses momentos e que a gente não se deixe abater por isso. Acima de tudo, estamos vivos e esse é o maior dos presentes.

Fotos dos shows do Natal do Rock:




- essa não tem muito a ver com os shows, mas é bonita, não acham?









- Sem comentários! As bruxas estavam soltas...






DETONAUTAS ROQUE CLUBE 2010

Grande abraço e nos vemos pela estrada!

-R.R-